Gerações da família Cid Foto: Aldair Rodrigues |
O dia 13 de junho é considerado a dia oficial em honra a Santo Antônio, intitulado por seus adoradores como o santo casamenteiro. Há mais de duas décadas, a família Cid, tradicional da rua Alberto Mendes, no bairro do Palmares em Parintins, realiza a distribuição de guloseimas aos já conhecedores do evento e aos passantes que circulam em frente a residência da família.
O festejo, que partiu do patriarca Francisco Luis do Amaral Cid, a princípio era realizado no dia 23 de junho, com a distribuição apenas do mingau de munguzá. Dona Valderiza Cid, viúva de Francisco, questinou ao marido na época , para que a festividade fosse realizada na data oficial do santo, dia 13 de junho.
A partir desse questionamento, oficialmente o evento passa a ser realizado anualmente, no dia 13 de junho, em frente à residência dos Cid. Para Valderiza, dar continuidade a esse ato de fé, legado deixado pelo falecido esposo, simboliza renovação da promessa e gratidão, às conquistas alcançadas pela família ao longo dos anos.
No evento, além do tradicional mingau, são distribuídos bolo e pipoca. A noite é aquecida pela fogueira que simboliza a fé viva no berço familiar. Enquanto são degustadas as iguarias, o som junino é entoado, celebrando o momento de alegria e gratidão ao santo.
Apesar de o evento alcançar apenas os passantes da rua e os amigos conhecedores da honraria, dona Valderiza e os filhos anseiam para que a cada ano, o festejo se torne cada vez mais popular.
Fotos e texto: Aldair Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário