sexta-feira, 21 de agosto de 2020

PROFESSORES DA UFAM PARINTINS LANÇAM LIVRO SOBRE ASSOCIATIVISMO RURAL NO MUNICÍPIO

 A ideia é disponibilizar os exemplares físicos gratuitamente para as lideranças das comunidades rurais de Parintins

 

Vai ser lançado hoje, (21), às 19h30 (horário do Amazonas), o livro “Associativismo e cooperativismo em Parintins, AM: desafios e perspectivas”, resultado da pesquisa realizada pela equipe do Grupo de Estudos e Pesquisa da Complexidade Amazônica, coordenado pela Prof. Dra. Sandra Helena da Silva, do curso de Serviço Social e Prof. Dr. José Carlos Martins Brandão, de Zootecnia, ambos do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (ICSEZ) Campus da UFAM/Parintins-Am, no período de dezembro de 2018 a junho de 2020 junto às associações e cooperativas rurais do Município de Parintins.

A pesquisa recebeu o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Edital Universal. “No livro traçamos uma revisão histórica do associativismo em Parintins, destacando as ações desenvolvidas pela COOPJUTA”, informa a pesquisadora Silvane Mascarenhas de Almeida. 

A pesquisadora e organizadora do livro Sandra Helena da Silva destaca que “no cenário contemporâneo são apresentados os desafios postos as comunidades rurais para a criação e manutenção das associações e cooperativas de trabalhadores e trabalhadoras rurais”, o que indica a necessidade da ampliação de políticas públicas que fomentam e apoiem o associativismo e cooperativismo rural na região de Parintins já que esses mecanismos essenciais para a geração de trabalho e renda e para a conservação ambiental das águas, terras e florestas amazônica.

O livro está disponível nos formatos e-book (digital no site da editora da Ufam, Edua e também impresso). A ideia é que os exemplares físicos possam ser distribuídos sem custo para as lideranças das comunidades rurais de Parintins.

SERVIÇO: lançamento on line aqui: https://meet.google.com/gfx-jjca-zkr às 19h30 horário no Amazonas.

Por Carlos Monteiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário