Por Aldair Rodrigues
Os períodos festivos no município de Parintins são meios em que as famílias buscam um reforço financeiro, e muitos parintinenses empreendedores do ramo da costura, trabalham redobrados nessas temporadas, principalmente no Festival Folclórico e o Carnailha, patrimônios culturais imateriais do Amazonas.E é focado no Carnailha, evento confirmado para os dias 11, 12 e 13 de fevereiro, que as costureiras da ilha já trabalham nas encomendas de indumentárias, fantasias e customizações dos abadás, dos blocos que desfilarão na Avenida do Samba, durante os três dias de folia em Parintins.
A autônoma Ineia Trindade, há mais de 20 anos, busca na produção de costuras, o sustento da família.
"Eu sou costureira autônoma, costuro há mais de 20 anos. Nessa época do ano é uma época maravilhosa, porque a gente ganha uma renda extra. A minha profissão foi escolhida exatamente por isso, por eu ter escolha de fazer o meu próprio serviço. Eu costumo costurar mais nos períodos do carnaval, natal e festival", relata Ineia.
Nara Lúcia Carneiro, costura há 29 anos e herdou o talento da família materna.
"Minha profissão é realizar sonhos, principalmente no período do carnaval, onde todos se transformam. Aumenta bastante a demanda de trabalho no período, faço fantasia de rainha, customizo os abadás, entre outros trabalhos. As festas fazem o movimento na ilha (Parintins), juntamente com a economia, melhorando 100%", destacou Nara Lúcia.
Agora, a atenção se volta para o Feirão dos Blocos, programado para o dia 02 de fevereiro, na Praça Digital Cristo Redentor, a partir das 19h, segundo divulgou a Prefeitura de Parintins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário