quarta-feira, 17 de julho de 2024

Livro ‘Um sonho Garantido’ será lançado na tradicional matança do Boi em Parintins

 

Foto: Divulgação

O evento inicia às 19h e terá a presença de David Assayag, Israel Paulain e o amo João Paulo Faria

 Nesta quarta-feira, 17 de julho, no dia da tradicional matança do Garantido, no “Curralzinho da Baixa”, será lançado o livro "Um sonho Garantido", escrito por Cleumara Monteverde, neta de Lindolfo Monte Verde, criador do Boi Garantido.

 A obra foi produzida com incentivo da Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Os livros serão distribuídos em dez escolas do Estado.

 De acordo com a autora, o livro tem como proposta, evidenciar o papel da mãe de Lindolfo, Dona Alexandrina (conhecida como Dona Xanda), na trajetória de vida do seu filho e como foi sua influência na concepção da criação do boizinho.

 “É um projeto aprovado pela lei Paulo Gustavo e vamos lançar o livro hoje (17/07), no dia da matança do Boi-Bumbá Garantido. É um dia também de renascimento para todos nós, em que nós vamos eternizar a história do meu avô, e de uma pessoa que é muito importante para a nossa família também, que é a sua mãe Alexandrina, que é falada, mas muitas vezes não foi reconhecido o papel dela na história”, destaca Cleumara.

 Um sonho Garantido" é dividido em doze capítulos e composto de 50 páginas. As ilustrações são de Alexandre Haidos e a revisão de Fátima Guedes. O evento inicia às 19h e terá a presença de David Assayag, Israel Paulain e o amo João Paulo Faria.

Foto: Facebook Cleumara Monteverde

Cleumara Monteverde ressalta que será um dia de muita festa, com a realização do alto do boi, a matança do Garantido, uma brincadeira que aconteceu do surgimento do Boi-Bumbá em Parintins.

 Mãe Catirina, Pai Francisco, principais personagens do auto do boi também estarão presente. Como parte da programação o Garantido vai dar uma volta nas ruas da cidade e volta para o ritual do auto do boi, o ato principal da noite.

Texto da Assessoria do projeto

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Parintinense Israel Santos é campeão nacional de dança

Arquivo internet


Por Vinícius Lima

O dançarino e coreógrafo parintinense Israel Santos é campeão nacional de dança. Israel concorreu no Dança Brasil 2024, evento que reúne profissionais renomados da área da dança, como o bailarino pernambucano Jaime Arôxa e a ex integrante da maior companhia de salsa do mundo Tropical Gem Dancy Company, a dançarina Priscila Baschera.

 O resultado oficial foi divulgado na segunda-feira, 05 de fevereiro. Israel conquistou o título ao desbancar a mineira Larah Guimarães na final, com 91,5 pontos contra 85,3 da adversária. Além da premiação em dinheiro e o troféu de campeão nacional de dança, Israel fez história ao se tornar o primeiro amazonense campeão do concurso.

Arquivo @dancabrasiloficial

Ele relata, sobre ter vencido a competição que reuniu 14 dançarinos profissionais de dança de todo o Brasil.

 “Meu sentimento é de gratidão, estou muito feliz. Os dias que eu passei de luta, de ensaio, de correria, valeram a pena. Foi uma preparação muito intensa. Agradeço às pessoas que votaram”, enfatizou Israel Santos. 

Arquivo pessoal


quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

O trabalho intensivo das costureiras no período do Carnaval em Parintins-Am

Ineia Trindade, costureira há mais de 20 anos                                                                    Arquivo pessoal

Por Aldair Rodrigues

Os períodos festivos no município de Parintins são meios em que as famílias buscam um reforço financeiro, e muitos parintinenses empreendedores do ramo da costura, trabalham redobrados nessas temporadas, principalmente no Festival Folclórico e o Carnailha, patrimônios culturais imateriais do Amazonas.

 E é focado no Carnailha, evento confirmado para os dias 11, 12 e 13 de fevereiro, que as costureiras da ilha já trabalham nas encomendas de indumentárias, fantasias e customizações dos abadás, dos blocos que desfilarão na Avenida do Samba, durante os três dias de folia em Parintins.

 A autônoma Ineia Trindade, há mais de 20 anos, busca na produção de costuras, o sustento da família. 

Ineia Trindade       Arquivo pessoal
Ineia Trindade                                                              Arquivo pessoal

   "Eu sou costureira autônoma, costuro há mais de 20 anos. Nessa época do ano é uma época maravilhosa, porque a gente ganha uma renda extra. A minha profissão foi escolhida exatamente por isso, por eu ter escolha de fazer o meu próprio serviço. Eu costumo costurar mais nos períodos do carnaval, natal e festival", relata Ineia.

 Nara Lúcia Carneiro, costura há 29 anos e herdou o talento da família materna.  

"Minha profissão é realizar sonhos, principalmente no período do carnaval, onde todos se transformam. Aumenta bastante a demanda de trabalho no período, faço fantasia de rainha, customizo os abadás, entre outros trabalhos. As festas fazem o movimento na ilha (Parintins), juntamente com a economia, melhorando 100%", destacou Nara Lúcia.

Agora, a atenção se volta para o Feirão dos Blocos, programado para o dia 02 de fevereiro, na Praça Digital Cristo Redentor, a partir das 19h, segundo divulgou a Prefeitura de Parintins.